30 de maio de 2011

Preparativos....

Eu que nem queria ter blog, me rendi e gamei. Hoje, apesar de não estar postando com muita freqüência, acompanho meus blogs favoritos todos os dias e tenho me inspirado neles para colocar algumas coisinhas em prática.

Eis que sábado, dia 04/06, é meu aniversário e eu (que nem gosto de festa) resolvi comemorar. Também, pudera, seria um pecado fazer 25 anos em pleno sábado e não comemorar.

Acordei o tico e o teco aqui dentro da minha cabecinha e comecei a correr atrás do que eu queria. Primeiro eu queria uma mega festa a fantasia com direito a 150 convidados mas duas amigas marcaram férias no mesmo mês que eu, então resolvi reduzir os gastos da festa para poder fazer uma super viagem de luluzinhas.

Lista reduzida à 50 convidados, fui em busca do menu escolhido: Buffet de Crepes! Demorei para me decidir mas fechei o contrato. Estava decidida fazer a festa no salão do prédio do meu pai, mas quando fui fazer uma visita técnica quase tive um treco.. ali não caberia 50 pessoas nunca! Comecei a saga do salão.. todos ocupados, os livres eram caros, eu precisava soltar os convites e nada de fechar o local. Eis que uma amiga me oferece o salão do prédio dela onde cabem 50 pessoas. Bingo! Convites enviados....

Fiz uma lista de coisas que eu tinha pra fazer no fim de semana que passou, nesta semana, e no sábado – o grande dia. O fim de semana que passou foi sucesso.. consegui cumprir todos os itens da minha lista onde tinha: reservar as gérberas que fazem parte da decoração, fazer compras de bebidas, coisas para o bolo, decorar as garrafinhas que serão enfeite de mesa e afins. Agora espero conseguir cumprir rigorosamente a lista desta semana e a lista do sábado que, aliás, está cronometrada.

Nesta brincadeira tenho muitos aliados, amigos e família queridos demais que não estão medindo esforços para que minha festa seja mega especial. Elegi alguns amigos como Convidados/ STAFF: Sheila será a fotografa, Taiane será a Bartender, Dani Salvo será o DJ, Thiago está responsável pela cerveja, Mamãe está responsável pelo bolo e meus irmãos e meu pai fazem a parte de transporte e logística.

E não acaba por ai (RS) esta festa tem participação direto de New Jersey, a querida amiga blogueira Márcia recebeu uma encomenda de luminárias e me enviou carinhosamente. Eu poderia sim ter comprado as luminárias aqui em SP, mas além de pagar mais caro, teria o trabalho que procurá-las em um tempo o qual eu não teria. Enfim, Má muito obrigada mesmo... fiquei muito feliz com sua participação na minha festa.

Além da minha prima Karina, que mora no interior de SP e se diverte comigo separando fotos e me enviando por email para que eu coloque na seleção do porta-retrato digital onde ficará passando fotos aleatoriamente.

Estamos à 5 dias da festa e eu já não consigo dormir direito. Não será uma festa de arromba mas tenho certeza que será super especial, inclusive, já está sendo,...ter as pessoas envolvidas me faz sentir especial e me faz ter mais certeza de que tenho pessoas de ouro ao meu redor. Resultado de quase (ainda faltam 5 dias, então é quase RS) 25 anos vividos. E assim vai continuar sendo..vivendo, aprendendo, ensinando, divertindo, amando e sendo amada!

Volto com o relato da festa e as fotos ;)

Bjo.tchau

16 de maio de 2011

Cada um no seu quadrado...

Estava faxinando minha caixa de email e encontrei o email abaixo:

"CHEFE É CHEFE

Um guarda-noturno trabalhava numa empresa especializada em lapidação de diamantes.

Uma manhã ele contou a seu chefe um sonho que tivera na noite anterior. Disse que o avião que ele viajaria com destino à Rússia sofreria um acidente e, em conseqüência, todos os passageiros morreriam.

Seu chefe, jovem executivo, dinâmico e empreendedor, tinha verdadeiro pânico de aviões. Assustado com a informação do empregado, decidiu cancelar o vôo.

Três dias mais tarde, leu nas manchetes dos principais jornais que aquele avião caíra no mar e, até o momento, não havia notícias de sobreviventes...!

Imediatamente chamou o guarda-noturno, mostrou a notícia do jornal, agradeceu efusivamente pelo aviso que lhe salvara a vida e, a seguir, sem nenhuma explicação, despediu-o da companhia.

O guarda não compreendeu porque tinha sido despedido depois de salvar a vida do seu chefe.

Pergunta:

- Por que o guarda foi mandado embora?

Resposta:
O empregado era guarda-noturno. Se teve um sonho à noite, é porque estava dormindo em serviço...!

Conclusão:

Chefe é chefe... Por melhor que você seja e por mais que você faça, você nunca agrada.

Então, DEIXE O CHEFE MORRER... "

--

Eu não concordo em deixar as pessoas morrem, claro! Mas concordo com a frase "Por melhor que você seja e por mais que você faça, você nunca agrada."

E ai só reforça minha tese de que na vida é cada um no seu quadrado. É cada um com seus problemas!

Seja família, amigo, colega de trabalho ou o que for..não podemos absorver o problema alheio e só devemos ajudar se as pessoas estiverem dispostas a serem ajudadas. Afinal, nós não mudamos ninguém, certo?

Boa semana.

bjo.tchau

11 de maio de 2011

E essa tal resiliência?...

Ouvi essa palavra pela primeira vez na faculdade. Entendi o que ela significava no mundo corporativo e adaptei para a vida pessoal também.

Não é fácil exercer essa qualidade e ainda há muito que aprender. Mas eu tento, sempre me lembro dela e sempre que posso coloco a resiliência em evidência. Como outras atitutes, observo que muitos nunca ouviram falar, não sabem o que é e tampouco usam deste artifício.

Hoje recebi o texto abaixo hoje e achei interessante. Vale a leitura #ficaadica
--

Você possui resiliência?

Recentemente, ao ler o poema Definitivo, de Carlos Drummond de Andrade, vi alguns trechos que muito me estimularam a redigir esse artigo. Dentre os trechos, destaca-se: "Sofremos não porque nosso trabalho é desgastante e paga pouco, mas por todas as horas livres que deixamos de ter para ir ao cinema, para conversar com um amigo, para nadar, para namorar". Essa parte do poema muito se assemelha ao que se tem visto e ouvido sobre a resiliência nas organizações.
Há 30 anos os psicólogos Katz e Kahn, escreveram em seu livro sobre "Psicologia Social das Organizações", que mesmo sem perceber, as pessoas seguem as regras que são definidas pelas empresas que as contrataram. Visto dessa forma, seguir procedimentos não caracteriza qualquer profissional como uma pessoa talentosa. Isso significa que, cada um deve dar uma nova imagem ou uma nova solução ao seu trabalho, diferenciando-se por ser o melhor e não o idêntico ao que os outros já fazem.

Diante das exigências que o mercado tem feito as organizações e essas, consequentemente, têm feito aos seus empregados, maior tem sido a necessidade da pessoa aumentar a sua habilidade, apresentando um diferencial na equipe. Afinal, empresas vencedoras precisam de profissionais com potencial para a vitória. Não é isso que se ouve? Daí surge a necessidade de cada um desenvolver a sua resiliência.

A saber, esse termo originalmente trazido da Física e visto em alguns profissionais, explica a capacidade que uma pessoa tem para se recuperar mais rapidamente de alguma "queda". É a capacidade humana de superar as adversidades, os problemas e as dificuldades encontradas tanto na vida pessoal quanto na vida profissional. Por mais que sofra pressões externas, a pessoa não se entrega ao sofrimento. Ao invés disso, ela o utiliza como um trampolim para seguir com mais força. Ser resiliente significa ter disposição e coragem para lutar, possuir desenvoltura para se superar e ter atitude para solucionar problemas, e não aumentá-los.

A maneira passiva de aceitar a vida faz com que muitas pessoas não cresçam, não prosperem e acima de tudo não amadureçam, pois ficam presas a um passado, mesmo quando esse passado o torna insatisfeito e infeliz. E assim, remoem a sua história de sofrimento sempre que oportuno. E ao invés de olhar para frente, vivem curvadas para o que já se foi. O que as mantêm nesse lugar de lamento, não há dúvidas, pode dar certo em alguns contextos.

Por exemplo, algumas pessoas prendem-se às suas tristes histórias e levam para o ambiente de trabalho a sua sofrida vida pessoal, familiar ou conjugal, a fim de criar laços e aos poucos convencer colegas e chefe crerem que ela precisa do trabalho mais do que as outras, e que de alguma maneira merece uma ajuda, uma chance ou quiçá uma permanência no emprego, em lugar de outra pessoa. Esse tipo de profissional, além de pouco criativo na solução de um problema real, aos poucos pode estimular um clima de desarmonia no ambiente, que pode fazer a organização perder profissionais verdadeiramente competentes. Afinal, o seu objetivo é satisfazer a sua necessidade atual, não sendo modelo de garra, força e determinação.

Reclamar não proporciona mudanças a ninguém, até porque neste mundo veloz, não há tempo para lastimar, mas sim para novas ideias. Essa atitude de lamentar para ganhar o amor ou a atenção das pessoas, somente dificultará a possibilidade de novos convites, afinal pouco se vê organizações que deem alguma oportunidade para profissionais que não conseguem administrar os seus problemas emocionais.As pessoas não têm problemas maiores do que as outras. Independente da situação econômica, da formação, se é homem ou mulher, se é casada ou solteira, os problemas sempre existirão. Todo ser humano tem problemas, a diferença está na maneira como cada um enxerga a pedra que está em seu caminho. Enquanto uns o aumentam, outros simplesmente o minimizam e o solucionam. Não quer dizer que uns sofrem e outros não. Alguns, simplesmente não utilizam o seu problema como desculpa. Uns focam o problema, culpando os outros por seu insucesso. Outros, com dinamismo e disposição conseguem sorrir, mesmo diante de um precipício.

Essa maneira de lidar com o desânimo ou com a derrota indica a maneira como cada um escolhe para viver e ter sucesso. O que diferencia as pessoas está na alma, na paixão, na razão, na forma como cada uma se envolve com a sua vida. Alcança o sucesso, aquele que fortalece o que faz de melhor, dando ênfase às suas qualidades.

Você quer vencer? Então, exercite a sua capacidade resiliente, porque retomando Carlos Drummond de Andrade: "A dor é inevitável. O sofrimento, opcional".

Autor: Patrícia Almeida

--
bjo.tchau

6 de maio de 2011

Expectativa...

Pra mim a expectativa é uma palavra complicada e fácil ao mesmo tempo. Aprendi que quando você não cria expectativa sobre qualquer acontecimento ou qualquer pessoa você não se machuca caso ela não seja alcançada e se o acontecimento ou pessoa superar as suas expectativas não afloradas você fica demasiadamente realizado.

Mas como não criar expectativa???

É um exercício... mas tem dado certo, tudo que vai acontecer eu faço meu máximo para não idealizar caso de certo, tento de todas as formas tirar o foco do assunto, ajo sempre sem esperar muito. E geralmente a resposta é positiva e eu fico sempre feliz.

Tenho observado que não criar a tal expectativa nos torno menos modesto e mais simples. Por exemplo: as vezes me atrevo a fazer alguns cartões scrapbook para presentear o pessoal do serviço em aniversário. Separo tudo, faço com carinho e no resultado final eu sempre acho que poderia ter feito melhor, mas acabo entregando assim mesmo. O resultado? As pessoas amam e me pedem para fazer outros e acabo até fazendo um dinheirinho extra.
Procuro fazer tudo que faço com excelência mas não viro escrava da auto cobrança... afinal, já aprendi que não assinei nenhum contrato em vida onde diz que devo ser perfeita e isso tem me ajudado muito a não me chatear.

Quem acompanha o Bom Bolo Caseiro sabe da minha nova experiência de fazer e vender trufas. Quando surgiu a idéia com a Tai, eu fiquei animada mas sem criar muita expectativa. As primeiras deram errado, fiquei triste mas fui atrás de saber onde tínhamos errado e na segunda tentativa deu certo! As trufas tem feito sucesso e tem nos inspirado a fazer coisas diferentes.

A cada tentativa temos erros e acertos e isso não me desanima... cada passo é uma grande conquista e eu ainda terei um micro negócio. Devagar e sempre!

Meu sobrinho João Victor já está na primeira série e junto com a alfabetização começam as responsabilidades, as provas e a cobrança por notas! Ele é um menino inteligente e gosta de estudar. Fez as primeiras provinhas e alcançou a média. Mas eis que ontem era o dia de saber as temidas notas trimestrais que já dizem se o aluno fará ou não recuperação.

Confesso que estava nervosa para saber o resultado da dedicação dele e ficaria super feliz se ele tivesse simplesmente alcançado a média, afinal foram as primeiras provas.. uma experiência nova na vida dele e seria muito natural se ele não tivesse se saído bem. Mas para alegria e felicidade da nação ele tirou notas bem acima da média e deixou todo mundo realizado.

Nós já vivemos uma era de muita informação, de muitas cobranças e muitas chateações.. eu acho massacrante acrescentar a AUTO cobrança em nossas vidas. Deixe as coisas fluírem, faça o seu melhor e não espere muito do próximo..assim a vida fica mais leve.

Bjo.tchau

Ahhh sobre o acompanhamento com a nutricionista, estou indo super bem e já eliminei alguns kilos. Meu plano é alcançar o meu objetivo ainda esse ano. Sem cobranças e sem mega sacrifícios. Tem sido uma experiência legal.