Diversas palavras podem descrever Jijoca de Jericoacoara-CE, mas para mim, a palavra que se encaixa perfeitamente para este paraíso disfarçado de vila de pescadores é: ÚNICA!
Jeri tem uma beleza única, um povo único, uma simplicidade única, um aconchego único e um encanto único.
Se alguém visitar Jeri e me dizer que não gostou vou apostar que essa pessoa não é normal e não ama a vida, a natureza e tudo que há de mais belo neste mundo.
Jeri é considerada uma das praias mais belas do mundo e faz muito jus à esse título… e eu poderia ficar horas escrevendo sobre Jeri, mas escolhi algumas das quase mil fotos que tirei para ilustrar o que eu vivi na semana do meu aniversário.
FERNANDA ADVERTE: o que você vai ver abaixo é lindo mas não chega perto da realidade. Estar lá e ver cada cena com os próprios olhos é muito distantes do que as imagens da minha super Sony T700 ou qualquer camera podem registrar. Boa viagem…

Jeri é uma vila de pescadores cercada por cotocos de pau, pois é preservada e não pode aumentar de tamanho. Esta é a entrada, não foi no primeiro dia, por isso já estou neguinha na foto heheh

O vento é muito forte nesta região, por isso a maiorias das árvores são tortas, as dunas se movem até 10mts por ano e a prática de windsurf é um dos atrativos da região. Ai esta a árvore da preguiça com Clau, Mamis, eu e Vó. Ao lado, mamis e eu na rede da Lagoa do Paraíso..uma vidinha bem dura hehe
A pedra furada é o cartão postal. Para chegar até ela é uma jornada e você acha que nunca vai conseguir, mas quando a encontra realiza que todo o esforço vale a pena. Em julho o sol se encaixa perfeitamente no buraco, mas não tira o mérito de ir até ela em qualquer mês do ano.

Belas paisagens e belas poses merecem clicks! A sensação de liberdade e interação com a natureza é incrível.

Esta é a linda e convidativa Duna do Funil. Você desce de skinbunda e sobe com o apoio de uma corda e a força das suas pernas.
Por apenas R$5 você desce e sobe quantas vezes quiser. Quero ver descer a segunda vez… Aliás, “pra descer, todo santo ajuda!” e pra subir??? Minha vontade era de matar o carinha que te aguça a descer e fala “-é só subir devagar…”
São 80 mts de duna a quase 90º de inclinação.. e eu achei que ia ser fácil… ha ha ha

Mamãe e vó ficaram de expectadoras.. Eu, Lidi e Clau nos aventuramos e quase perdemos dois pulmões e um coração.. mas foi uma experiência bacana, afinal, sobrevivemos e estamos aqui pra contar!
No dia 04 de junho foi meu aniversário… passeamos para a lagoa de Tatajuba, passamos pela duna do funil, tivemos um dia agradabilíssimo e voltamos à pousada para o banho e tal… eu, com muitos telefonemas e mensagens para retornar, acabei ficando por último para tomar banho e quando acabei não tinha niguém no quarto.
Sem duvidar a miníma de nada, fui até a varanda/ entrada da pousada e….SURPRESA! Festa de aniversário com direito a bolo, bexigas e presentes!

A Clau armou com minha mãe e pediu pra Ju (assistente fofissíma da pousada) para fazer o bolo. Preparam tudo e me surpreenderam. Que surpresa boa, me senti tão feliz =D Estava num lugar mágico, com pessoas especíais perto fisícamente e muitas estavam com o coração comigo também.
As havaianas (amei a primeira vista) foi presente da mamãe, ganhei uma linda pulseira da Clau, um brinco lindo da Lidi e um brinco lindo da vó. Esses meninos que estão comigo na foto são filhos de hippies que tem barraquinhas na frente da pousada. Vendo a movimentação da minha festa, eles pediram para suas mães algo para me presentear.. e eu ganhei duas pulseirinhas artesanal lindaaas. E o gesto deles foi indiscritível.. logo para mim que amo criança! Minha festa foi completa com a presença deles…

Praia e mais praia..era tudo que a gente fazia todos os dias e não se cansava!!!!

A viagem também valeu por eu ter aprendido alguns truques com minha camera. Conheci o Airton que ama fotografia, tem uma camera animal e me ensinou muito sobre como ter fotos maneiras com minha amadora amada!

Essa é minha preferida! Amei o efeito, a paisagem e a eficiência da fotografa =D O animal simpático é um calango, dentre vários que nos fizeram companhia.


O pôr-do-sol de Jeri é algo que não dá pra descrever, não dá pra registrar, só dá pra olhar e sentir. Sentir a energia, sentir o poder lindo da natureza e da beleza de cada movimento dela.
Cinco horas é a hora de escolher onde assistir o espetáculo: na estrada, na duna do pôr-do-sol, na pedra furada, na praia ou na montanha? Eu assisti um dia em cada e, para mim, o mais emocionamente foi o show visto da montanha. Subimos mais ou menos 100mts e de lá a gente via as dunas, as praias e o sol! Foi mágico..agradeci à Deus por estar ali e por todas as oportunidades que a vida me dá de apreciar a vida.. por ter pessoas tão especiais que são minha base para alcançar meus objetivos… foi inesquecível…


Meus olhos enchem de lágrimas só de lembrar….

Esta foto é a praia de Jeri vista do alto da montanha…….e está somos Lidi, Clau e eu brincando de fotografar!

Só o pôr-do-sol sendo lindo já seria o bastante, mas depois que ele se deita, a força da sua luz ainda ilumina as praias e nos permite registrar fotos que servem para inspiração de artistas.. essa mamãe vai reproduzir num quadro!

Claro que não ia faltar uma auto seção de fotos hehehehe…os cenários são bem convidativos para muitas fotos e eu também precisava resgitrar meu primeiros momentos com 24 anos e últimos momentos de peitões hehehe

A transparência da água é algo que impressiona e encanta..

Além de tudo, tenho certeza que escolhi a melhor pousada para nos hospedar.. a Pousada do Mauricio é extamente BBB – boa, bonita e barata…
Pessoas fantásticas, acolhedoras, hospedes amigos, festa, violão, happyhour, carinho, segurança, dicas, fotos, momentos, redes, cafés, conforto e tudo de melhor que alguém pode ter num lugar onde todos são iguais e tudo é um sonho…daqueles que você não deseja acordar…
Junto com novos amigos tivemos baladas no samba, no forró, na padaria que só abre de madrugada, na montanha para o pôr-do-sol mais incrível, na duna para ver o nascer das estrelas e para saltar dela, convites para viajar para Itália, amigos de Sampa e com tudo ficou a lembrança dos momentos e a saudades no coração…. Ana, Mauricio, Marco, Jujuba, Eri, Airton, Leandro e Livia…fizeram Jeri ainda melhor =D

“Não há bem que não acabe, nem mal que dure para sempre”
Me apaixonei por este lugar e sabia que a hora do tchau chegaria, afinal eu tinha mais uma etapa planejada em Sampa… Mas vim satisfeita com a semana mais encatadora da minha vida e com uma única certeza: Eu volto para Jeri..em breve!
Mãe, vó: talvez vocês não tenham a mesma visão que a minha, mas espero que tenham aproveitado a viagem.. eu quis proporcionar lazer, descanso e diversão.
Clau e Lidi: sem palavras.. as companheiras de viagens perfeitas.. obrigada por todos os momentos juntas!
--
Sobre a cirurgia, minha recuperação está ótima e eu estou ultramegasuper feliz.. ficou lindo e do jeito que eu sempre sonhei.. olha que nem estão 100% ainda!
bjo.tchau