4 de setembro de 2009

Qual é a mutação?

"... e se nós não tivéssemos de nos esconder num lugar remoto por um ano em quanto eu 'amadurecia'?..." - Amanhecer de Stephenie Meyer.
Esse mês marca um ano de uma mudança marcante na minha vida (falarei dela nos próximos dias). E me parece que os assuntos relacionados a isso aparecem na minha frente como um grito de "A-T-E-N-Ç-Ã-O".
Uma discussão sobre isso hoje me aguçou a escrever, e quando estava lendo o capitulo 24 do livro que está me consumindo, a palavra apareceu de novo, em outro tempo verbal.. mas a mesma palavra.
Maturidade!
Quando a gente sabe que está madura pra vida? Acende-se uma luz verde em nossas cabeças?
Desde que eu era pequeninha meu pai dizia: "A diferença entre eu e você é que eu já tive a sua idade e você nunca teve a minha!"
Ele diz isso até hoje pra argumentar que eu nunca tenho razão quando discuto qualquer coisa com ele (dificilmente ele tem razão e ele nunca admite isso).
Isso quer dizer que eu nunca vou ser madura, porque nunca vou me igualar a idade dele, certo?

A minha opinião sobre isso é que não existe um grau máximo de maturidade a ser atingido. Você é maduro ou imaturo de acordo com sua idade, com suas experiências.
Eu sempre me considerei uma menina, hoje uma mulher, madura pra minha idade. Vivi minha adolescência com amigos mais velhos do que eu e sempre me comportei bem (aprontei poucas e boas, mas não ultrapassei os limites). Eu tinha boas notas, ia nas aulas de inglês, com 15 anos já trabalhava.. tinha minhas responsabilidades ideais para minha idade. Não me droguei, não engravidei...
É claro que, olhando para trás, muitas coisas eu errei.. eu teria me dedicado mais em alguns pontos e me desgastado menos em outros. Mas isso são lições que a gente só aprende vivenciando e que servem pra gente amadurecer para a "próxima etapa".
Hoje eu me considero uma mulher madura. Madura para minha idade. Tenho meus momentos de menina, mas não deixo que isso domine meu ser.
Conheço pessoas da minha idade que considero imatura porque não trabalham, saem de segunda a segunda e acham que a vida é só festa. Não sabe equilibrar reponsabilidade e diversão.
Conheço pessoas de 25 que se portam como menininho de 16, que não enxerga um palmo de futuro na frente do próprio nariz.
Assim como, conheço pessoas de 30 que vive como se tivesse 40 e talvez não aproveita bem a idade real.
Devemos viver a vida no seu tempo certo, não é preciso se adiantar e nem é bom pular alguma fase.
E devemos ser maduros o suficiente para entender as diferenças entre as pessoas. Sem desmerecer ou diminuir alguém por ela ser mais nova e ter vivido menos do que você. Isso é algo que não podemos mudar. Que o tempo passa, as coisas acontecem e com isso a gente aprende. Não tem outra saída.
A verdade é que: independentemente da nossa idade, sempre vai haver um caminho a seguir e muitas, muitas coisas a aprender. A gente nunca vai morrer sabendo TUDO sobre TUDO.



"A vida é o dever que nós trouxemos para fazer em casa.
Quando se vê, já são seis horas!
Quando se vê, já é sexta-feira...
Quando se vê, já terminou o ano...
Quando se vê, perdemos o amor da nossa vida.
Quando se vê, já se passaram 50 anos!
Agora é tarde demais para ser reprovado.
Se me fosse dado, um dia, outra oportunidade, eu nem olhava o relógio.
Seguiria sempre em frente e iria jogando, pelo caminho, a casca dourada e inútil das horas.
Desta forma, eu digo:
Não deixe de fazer algo que gosta devido à falta de tempo.
A única falta que terá, será desse tempo que infelizmente não voltará mais."
(Mário Quintana)

E você? Concorda ou discorda? A maturidade já chegou pra você? Divida sua opinião comigo.

--

Queridos, bom fim de semana e bom feriado.

bjo.tchau

Um comentário:

Uma Mulher de Fases disse...

Ih, me encaixei perfeitamente.
Já me achei madura demais perante as pessoas da minha idade que me rodeiam, já me achei imatura a o rever velhas atitudes.
Ainda me enxergo como uma menina e infelizmente ainda busco aprovação das pessoas em relação a mim e ao meu comportamento.
Aliás, quero escrever sobre isso, sobre esta coisa que paira sobre mim, esta constante aprovação!
Beijos amiga!