21 de maio de 2010

Quem sabe usar e-mail?!

Ninguém dúvida que a internet nos faz ter o mundo nas mãos e toda a praticidade ao nosso favor. Não ter um endereço de e-mail hoje em dia é como não ter um lugar para morar e como não ter uma identidade. Tudo é mais fácil através desses caracteres que a gente cria e que vem seguido de um “tal” de arroba e termina com “ponto com” e até mesmo com br...

Mas será que o fácil acesso permite que as pessoas façam o que bem entendem com o coitado do e-mail? Os sites que hospedam contas de e-mail deveriam disponibilizar um curso de como utilizar seu e-mail corretamente e este curso, inclusive, deveria ser renovado de tempos em tempos igual carteira de habilitação! (Tah bom! Exagerei na comparação).

Vejam algumas dicas:

*Use a cópia oculta (Cco) quando for mandar e-mails de convites, matérias interessantes e qualquer tipo de divulgação para várias pessoas, principalmente se forem pessoas de grupos distintos da sua rede social (uns da faculdade, outros do trabalho, outros do bar da esquina...)

*Respeitem e evitem ao máximo o "Responder a Todos". Se, por exemplo, seu chefe envia uma solicitação de reunião ou link para um artigo a todos em sua equipe e você precisa responder, faça-o apenas ao seu chefe. Na maioria das vezes, todas as pessoas copiadas no e-mail não têm interesse na sua resposta, portanto responda somente ao destinatário correto.
Seja objetivo! Menos palavras e mais coerência é a receita certa para que um email seja eficaz.

*Faça o campo "assunto" ir direto ao ponto e entenda o campo assunto é só uma prévia do que vai ser tratado, e o campo de mensagem é onde você escreve os detalhes do que deseja. Não escreva todo o texto no assunto.

*Crie uma nova mensagem quando o assunto não for mais compatível com o tema. Não custa reforçar que as mensagens virtuais podem ser utilizadas como documentos e provas. Portanto, cuidado.

*Não faça da sua assinatura um carnaval, cheio de emotions e bibelôs. Essas fofuras só tornam a mensagem mais pesada e não tem serventia.

*Se seu destinatário tem mais de uma conta de email, certifique-se qual ele acessa com mais freqüência e envie somente em um email.

Nota: eu tenho 3 contas, uma que só uso por causa do MSN, outra que uso com freqüência, pois gosto da estrutura da caixa (o gmail) e o do escritório. Believe or not, há quem me envie a mesma mensagem nos 3. E nunca é uma mensagem urgente!

Além dessas indelicadezas que eu descrevi acima, tenho uma grande dúvida: Por que as pessoas transformam um texto de 10 lindas em uma apresentação PPT de 5min e um monte de Kbytes??????

“Gentemmmmm” praticidade é tudo e tempo é dinheiro. Não perca seu tempo criando o PPT e, consequentemente, não faça que seus amigos percam tempo passando página por página.

Gostou da mensagem que o texto transmite? Simplesmente copie no corpo do email e envie, muitos agradeceram essa atitude nobre de bom senso e o mundo será muito mais feliz!!!

=D

bjo.tchau

Um comentário:

Rosi disse...

Nanda, querida

Acredita que meu post de hoje é sobre comunicação? Pois é, esse é o meu trabalho.

Inclusive ministrei um treinamento sobre e-mails também à mesma equipe que menciono no post. Tudo o que tem no seu texto está lá no meu treinamento. Sincronicidade, né?!

Bjs e ótimo final de semana