7 de outubro de 2009

Sobre perdoar...

"...
- Mackenzie - Papai foi forte e firme. - Eu já lhe disse que o perdão não cria um relacionamento. A não ser que as pessoas falem a verdade sobre o que fizeram e mudem a mente e o comportamento, não é possível um relacionamento de confiança. Quando você perdoa alguém, certamente liberta essa pessoa do julgamento, mas, se não houver uma verdadeira mudança, não pode ser estabelecido nenhum relacionamento verdadeiro.

- Então o perdão não exige que eu finja que o que ele fez nunca aconteceu?

- Como será possível? Você perdoou seu pai ontem a noite. Algum dia você vai esquecer o que ele lhe fez?

- Acho que não.

- Mas agora você pode amá-lo, apesar disso. A mudança dele permite. O perdão não exige de modo algum que você confie naquele a quem perdoou. Mas, caso essa pessoa finalmente confesse e se arrependa, você descobrirá em seu coração um milagre que irá lhe permitir estender a mão e começar a construir uma ponte de reconciliação entre os dois. Algumas vezes, e isso talvez pareça incompreensível para você agora, essa estrada pode até mesmo levar ao milagre da confiança totalmente restaurada.

Mack escorregou para o chão e se recostou na pedra onde estivera sentado. Examinou a terra sob seus pés.

- Papai, acho que entendo o que você está dizendo. Mas parece que, se eu perdoar esse sujeito, ele vai ficar livre. Como posso desculpaá-lo pelo que fez?....

- Mackenzie, o perdão não desculpa nada. Acredite, esse homem pode ser qualquer coisa, menos livre. E você não tem o direito de fazer justiça nesse caso. Eu cuidarei disso..."

Trecho do livro A Cabana, de William P. Young.


Este livro me fez entender o propósito de muitas coisas que acontecem no nosso dia-a-dia.
Há muitos trechos do livro que eu gostaria de colocar aqui para todos refletirem, mas acho mais fácil recomendar a leitura. Podem apostar: É fantástico! Leiam, mesmo quem não curte muito leitura, leia!
Escolhi o trecho acima por me tocar em especial, é algo que eu "já sabia" e talvez nunca soube explicar pra ninguém, nem mesmo pra mim.
É possível perdoar, porém não existe relacionamento se a pessoa perdoada não se arrepender verdadeiramente e mudar suas atitudes. E não adianta falar da boca pra fora, essa mudança quando é de verdade é tão sensível que até os mais distraidos notam a diferença!

--
Em relação ao ocorrido da Segunda-Feira, eu já estou bem melhor apesar do clima ainda estar estranho. Mas eu me supero a cada dia, é sempre assim =)

bjo.tchau

Um comentário:

Vem desfrutar do Amor de Deus disse...

Nanda,
Como eu queria ler esse livro... eu até já procurei numas lojas brasileiras que tem numa cidade proxima aqui, mas a moça disse que chegam poucos volumes e quando chega...voaaaaaa...eu nao tenho tido sorte...
Mas obre o perdao eu concordo com tudo.. se nao houver uma mudança no comportamento do perdoado vai ficar dificil perdoar e continuar confiando...e o perdao independe de confiança...quantas pessoas nós já perdoamos, ate porque limpar sentimentos ruins do coraçao só faz bem a nós mesmos e as pessoas continuam agindo da mesma forma? perdão é uma coisa nossa...intima...para o nosso bem estar e que beneficia o perdoado...
Bjs e até mais
Marcia