8 de abril de 2010

Faz tempo que quero falar sobre isso…

Diante de tantos acontecimentos radicais, percebo a dificuldade que as pessoas tem em lidar com as situações (negativas ou não) que surgem em suas vidas sem pedir licença.

Claro que na minha vida também acontecem milhares de problemas que, muitas vezes, parecem fugir do meu controle, mas confesso que venho driblando bem as barreiras e tenho surpreendido a mim mesma.

Não, eu não sou diferente de ninguém e, muito menos, melhor do que alguém. Porém já passei por diversas alegrias, decepções, preocupações, choros, sofrimentos e any situações que me fizeram amadurecer e enxergar a vida de outra maneira. Devo acrescentar que parte desse controle inteligência emocional deve-se a um curso de auto ajuda/conhecimento que eu fiz há alguns poucos anos atrás. O Olho de Tigre me fez vivenciar, em 16 horas ininterruptas, situações as quais me ensinariam, para o resto da vida, como lidar com sentimentos e situações como raiva, tristeza, medo, arrependimento, ansiedade, trabalho sob pressão, valorização do outro, sofrimento por antecipação, trabalho em equipe, senso de liderança, etc;

Não estou fazendo propaganda do curso (apesar de indicar de olhos fechados) mesmo porque sei que muitos saem daquele hotel sem absorver uma lição sequer; mas fico matutando porque as pessoas (sejam jovens ou mais velhos) custam a encarar a situação e insistem em alimentar fantasias que afastam a solução mais sensata.

Isso vale para todos os sentidos da vida: relacionamento amoroso, vida profissional, vida social, vida virtual. Vale pra quem não consegue lidar com más stuações e pra quem não sabe lidar com as situações BOAS. É isso mesmo! Tem quem viva 100% emoção e acaba se prejudicando, assim como quem vive 100% razão.

Será que é tão difícil encontrar o meio termo? Olhe para trás, analise tudo o que você passou..talvez essa novela seja repetida. Mesmo assim você vai atuar da mesma forma? Que tal experimentar algo novo?

A mudança vem de mãos dadas com o medo e a insegurança, mas vale a pena arriscar - planejando, tendo cuidado, respeito, emoção e razão!!!

No grupo de secretárias do yahoo foi publicado hoje um texto super interessante sobre Resiliência escrito por Tom Coelho. Ainda postarei ele na íntegra, mas um trecho, em especial, combina com meu post hoje.

“Aprendi que pouco adianta brigar com problemas. É preciso enfrentá-los para não ser destruído por eles, resolvendo-os. E com rapidez, de maneira certa ou errada. Problemas são como bebês, só crescem se alimentados. Muitos se resolvem por si mesmos. Mas quando você os soluciona de forma inadequada, eles voltam, dão-lhe uma rasteira e, aí sim, você os anula com correção. A felicidade, pontuou Michael Jansen, não é a ausência de problemas. A ausência de problemas é o tédio. A felicidade são grandes problemas bem administrados.”

Faça dos acontecimentos, aliados bons para você afinal ainda há muita vida e muitas lições pela frente e quanto mais protegido você está, menores são os tombos!

Des-arme! Viva o novo! Leve a vida leve

bjo.tchau

2 comentários:

Kely disse...

Muitooo bom...está escrevendo muitoooo bem Fê!Bem legal!!
bjo

Anônimo disse...

Tudo isso e para mim??? cada dia que passo percebo que preciso urgente de olho de tigre, mas vou ser sincera ja descobri o meu problema e que como sempre quero e espero das outras pessoas, mas etou melhorando,e pelo menos hoje nao estou chorando pelo cabelo.
Beijos

Carla